OFICINA DE PINTURA


1º Festival de Artes Visuais de Jaraguá do Sul
Hotel Vale das Pedras
Fone/Fax: (47) 3273-4084


Oficina de Pintura: Plain Air (Pintura ao ar livre)
Dias: 28 e 29 de outubro (quinta e sexta)
Período matutino: (Teoria e orientação – 4 horas) total: oito horas
Período Vespertino: Produção.
Dia: 30 de outubro, de 10h às 11h socialização dos trabalhos e registro de imagens.
Instrutor: Daiana Schvartz   http://www.daianaschvartz.blogspot.com/
Participantes: 25

Objetivos: A oficina visa à maior e melhor interatividade possível, entre a intenção e a persistência do participante. Um mergulho na criação, na expressividade, levando os participantes a uma experiência artística efetiva e integrada durante todo período onde a única função de todos, todos os dias, seja desenhar, praticar, criar, recriar, dormir e sonhar com o trabalho, em prazerosa dedicação integral.

Metodologia 
Trabalhos ao ar livre, em contato com a natureza, para elaborar esboços, voar com as idéias, olhar e desenhar. Captar a luz, os detalhes da natureza, suas sombras, formas, linhas e a dinâmica da vida no local. Momentos reflexivos: pensar e avaliar o andamento do desenho, das intenções pensadas e elaboradas assim como detectar o frescor da espontaneidade. Desenvolvimento dos esboços captados e realizados na natureza. Troca de idéias, sugestões e leitura das  obras realizadas.

Material: Material individual do artista: pincéis, espátulas, tintas e suportes (madeira, tela, papelão, etc.).
Cavalete, avental ou roupa simples para pintura ao ar livre.

  Daiana Schvartz
Graduada em Artes Visuais pela FURB em 2004, Blumenau. Sua formação artística inclui o cursos nos Estados Unidos como o de gravura com Bruce Waldman na School of Visual Art em Nova York, o curso de giz pastel com Teresinha Kamp na Norwalk Community College em Norwalk e também participou da Oficina de Encáustica, com N. Hyon no Silvermine Guild Arts Center na cidade de  New Canaan. Além disso, no Brasil participou da oficina de Stencil com Guto Lacaz e de desenho com Carlos Asp. Em 2003 participou do 11° Salão dos Novos de Joinville, no ano de 2004 do 2° Salão dos Novos de Blumenau e também no ano de 2008 foi premiada no Salão Jovem Artista promovido pelo grupo RBS.Neste ano foi seleciona no 9° Salão Elke Hering de Blumenau. Também participa por dois anos consecutivos da exposição “Pretexto” promovida pelo SESC. Atualmente é professora de desenho do SESC e Casa das Oficinas de Gaspar. Em 2008 teve seus trabalhos expostos nos outdoors na cidade de Blumenau, através da exposição chamada “Outdoor: arte fora das portas”. Naquela ocasião buscava-se um diálogo com o público através de uma intervenção na paisagem urbana. Logo depois, com a exposição “Indoor” dialoga com esta proposta trazendo a temática para dentro da galeria de arte, visando refletir sobre a sociedade contemporânea hiper-estimulada visualmente e sonoramente. Em março de 2010 realizou o trabalho chamado “Mimetismo Urbano” que  utiliza também o outdoor como suporte, buscando trazer para as grandes placas as paisagens por eles escondidas. No mês de setembro, através do Pretexto Cidades do SESC realizou a intervenção urbana “A espera do ponto”. Esta intervenção foi realizada em um dos pontos de ônibus da Beira-rio em Blumenau, onde a artista colocou vários objetos como almofadas, tapetes, mesinha, prateleiras com livros, jornais e revistas possibilitando uma vivência diferenciada e confortável para quem espera o transporte público no seu dia a dia.
“Participar do 1º Festival de Artes de Jaraguá do Sul foi a oportunidade de catalisar pessoas que possibilitam trocas de experiências artísticas”, conclui Daiana Schvartz.





           Alcioni Macedo Canuto
A museóloga Alcioni Macedo Canuto diz que no mundo globalizado onde as fronteiras se apagam, estamos caminhando para “o mundo dos iguais”. Aguçar o olhar diferenciado em cores, formas e traços em um Festival de Arte é a real possibilidade de identificarmos o norte a ser seguido. A arte disponibiliza o pensar a construção e a desconstrução do conceito. Acima de tudo nos faz deparar o espelho, não o de Narciso, mas sim com uma imagem de alguém que pertence a uma comunidade, a uma sociedade, a um país. A arte, assim como toda criação humana é o vôo na descoberta de nós mesmos e por isso um direito de todos. É uma questão de cidadania! 








Altair da Conceição Vieira  

"Muito legal e divertido. Aprendemos uns com os outros, artistas já formados, iniciantes e interessados”.











Angélica Fagundes 
“Foi minha primeira experiência num festival de Artes Visuais. Um momento renovador poder vivenciar e debater por três dias sobre Arte e cultura, e principalmente a troca de experiências obtidas. Ver jovens iniciantes participando com toda sua força em querer fazer acontecer, me fez perceber a importância que é mostrar aos jovens o que é cultura, oportunizando a formação de cidadãos críticos mais perto da cultura e cada vez mais longe dos vícios, que é  um caminho distante da evolução!”












Arlete Schwedler
“O encontro que tivemos para o estudo da arte foi uma iniciativa sábia da diretoria da AJAP, determinando o enriquecimento artístico de cada participante e, além disso, um entrosamento do grupo fortificando a troca de experiências. O mais importante, firmando cada vez mais a amizade do grupo. Oxalá  tivéssemos  sempre estes encontros, que além do crescimento próprio de cada um e do grupo em si, enaltece também a nossa Jaraguá, pois terá no futuro, um grupo de artistas plásticos que trarão mais mérito para nossa cidade. Parabéns pela iniciativa!”    












Cristina Pretti
“Participar da produção de um evento desse porte é vivenciar a realização de um sonho há muito tempo desejado. Pela primeira vez Jaraguá do Sul teve um Festival de Artes Visuais, que englobou difusão, formação, discussão e debate. Uma verdadeira revolução artística na cidade!”






Jecy Lores Straatmann
Segundo Jecy Lores, artista plástica e conselheira no Conselho Municipal de Cultura, “o excelente nível de instrutores nos induz a viver o mundo das cores, formas e movimento. Abre nossos olhos e vontade para novos desafios artísticos”.









Mayara Mendes Dorada

"A participação no 1º Festival de Artes Visuais de Jaraguá do Sul, além de muito produtivo, fez crescer minha visão artística e o meu relacionamento com a Arte".











Nayara Laporte Pereira
"O 1º Festival de Artes Visuais de Jaraguá do Sul, fez com que todos (experientes ou não na área) aprendessem novos conceitos, dando espaço e oportunidade para mostrar novos trabalhos e adquirir novas experiências".









Maria Helena Feldens
"Foram quatro dias maravilhosos, respirando pura arte e ar fresco.
Nada melhor do que encontrar-se durante alguns dias com pessoas que
têm as mesmas idéias, objetivos e ideais.
E assim, se fortalecem as antigas amizades e se fazem novos
conhecimentos e amigos."








Rosemarie Borgmann
Já se disse a muito tempo:
"Ninguém é ilha e ninguém é rocha."
Há uma tendência natural do "artista" se isolar.
E é compreensível, já que a criação acontece de dentro para fora.
Assim, eventos como esse, são necessários e extremamente proveitosos.
O compartilhar idéias e conhecimento, acontece espontaneamente.
Todos saem enriquecidos. "A mente que se abriu para algo novo, nunca volta ao seu tamanho Original." 











 Sonia Rosa

"Durante três dias vivenciamos momentos de Arte. Palestras proveitosas nos fizeram refletir e aprender muito. Bom papo, muitas amizades, troca de idéias, dicas, belas obras, realmente o 1º Festival de Artes de Jaraguá foi importantíssimo para entrosamento de artistas, palestrantes e oficineiros. Pintando ao ar livre foi uma delícia, nos entregamos ao trabalho sem desviar nosso pensamento para mais nada. Cada um escolheu seu cantinho, criou  suas obras à sua maneira. A organização foi impecável, desde a paisagem longe da cidade como a escolha das palestras e oficinas, cada detalhe foi pensado com carinho, determinação e entusiasmo, foi o que senti. Com expectativa aguardamos o segundo festival, não podemos deixar de concretizar a continuidade de um projeto como este. Agradeço o convite e os momentos inesquecíveis destes três dias. Parabéns às organizadoras, Valdete e Cristina!!!”


















3 comentários:

  1. "Eventos como esse, nos enriquecem, nos desafiam, nos capacitam...
    Cercados por uma natureza exuberante, respiramos arte em todas as suas formas, e trocamos conhecimentos e experiências. Nossos horizontes se expandem e se nos aguça a percepção."

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos que participaram! Simplesmente maravilhoso!!! Eventos como este tem que acontecer mais vezes!!!

    ResponderExcluir
  3. Já se disse a muito tempo:
    "Ninguém é ilha e ninguém é rocha."
    Há uma tendência natural do "artista" se isolar.
    E é compreensível, já que a criação acontece de dentro para fora.
    Assim, eventos como esse, são necessários e extremamente proveitosos.
    O compartilhar idéias e conhecimento, acontece espontaneamente.
    Todos saem enriquecidos. "A mente que se abriu para algo novo, nunca volta ao seu tamanho Original."

    ResponderExcluir