PALESTRAS


1º Festival de Artes Visuais de Jaraguá do Sul
Hotel Vale das Pedras
Fone/Fax: (47) 3273-4084



Palestra: Crítica de Arte e Curadoria
Dia: 27 de outubro das 18h30 às 21h (para todos os 50 participantes)
Período Noturno: (2 horas e 30 min.)
Palestrante: Elton da Silveira

Objetivos : Mostrar através de análises e exemplos, como se dá o processo de uma curadoria de arte, e ao mesmo tempo fortalecendo a figura do crítico de arte como viabilizador e provocador para olhares que fogem da banalidade da imagem. Se é importante produzir a obra é não menos importante estimular sua fruição, papel do crítico,  e ao mesmo tempo apresentar ao público de uma maneira motivadora e instigante, papel do curador. Criar na palestra um ambiente onde artistas, apreciadores de arte e crítico possam trocar informações e elucidar curiosidade acerca dos assuntos.
:









Palestra: Livros de artista: inícios e contemporâneos
Dia: 28 de outubro das 18h30 às 21h (para todos os 50 participantes)
Período Noturno: (2 horas e 30 min.)
Palestrante: Márcia Sousa www.cadernosafetivos.blogspot.com

Objetivos: Abordar a história do livro do artista  mostrando exemplos de produções (artistas e seus livros), com enfoque na produção contemporânea. Após a apresentação teremos o “Momento Folhear” de livros de artistas, com diálogo e perguntas.

Márcia Sousa. Artista visual e pesquisadora, formada em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no qual desenvolveu o projeto de pesquisa O livro de artista como lugar tátil. Participa de exposições de artes visuais desde 1997. Atualmente desenvolve projetos poéticos em gravura, fotografia, livros e publicações de artista.





“A importância do Festival de Artes Visuais de jaraguá do Sul é congregar artistas e pesquisadores num espaço de imersão em arte, com troca de informações, impressões e sensibilidades”, diz Márcia de Sousa.